quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bolinho de Bacalhau.... hummmmmm

Bolinho de bacalhau Ao certo ninguém sabe contar como surgiu o Bolinho de Bacalhau, um dos mais antigos e deliciosos petiscos. Sabe-se que surgiu em Portugal criado pelas mãos talentosas das competentes e criativas cozinheiras portuguesas, para serem saboreados inicialmente como entrada dos pratos principais. Depois passou a ser grande companheiro dos apreciadores dos melhores vinhos nos bares luzitanos, mais tarde a receita espalhou-se pela europa e felizmente por todo o mundo.
Aqui no Brasil é um petisco dos mais apreciados. Saboreado acompanhando qualquer tipo de bebida, mas, a grande parceiro do Bolinho é a cerveja e no CASA DE VÓ, aqui você encontra o melhor bolinho de bacalhau com a cerveja mais gelada. E então, o que está esperando?

O legitimo feijão tropeiro... é no Casa de Vó!!!

Feijão tropeiro Falar da história da culinária mineira é falar das próprias origens de Minas Gerais. Em 1695 a descoberta do ouro pelos faz surgir os primeiros povoados que deram origem às cidades de Mariana e Ouro Preto. A região já era habitada pelos índios que deram a “dica” sobre a suposta presença de ouro nos rios que cortavam aquelas montanhas. O início do ciclo do ouro foi o marco para o surgimento da sociedade mineira com a criação das vilas e cidades. Os portugueses precisavam garantir de alguma maneira a posse das riquíssimas minas e mandaram inúmeros representantes da coroa para vigiarem a exploração. Mão-de-obra barata era a escrava, e a partir daí o tráfego negreiro se desviou para as novas terras das minas recém descobertas. Os índios, que apesar de terem fornecido os indícios da presença do metal precioso na região, representaram resistência, vencida mais tarde pelos novos habitantes. Apesar da perda de seu território para os “invasores” os nativos contribuíram muito para a formação dos costumes culinários da nova sociedade que estava nascendo.
Pronto: as sementes daquela que se tornaria uma das culturas mais características do Brasil estavam lançadas. Portugueses, colonos, índios e escravos, juntos, em um terreno literalmente fértil fizeram brotar as raízes da cultura e por que não da culinária mineira. O comércio de Minas com as demais regiões brasileiras se intensificam após 1822 e o papel do tropeiro começa a se destacar dentro da culinária. A tropa era o conjunto de burros conduzidos pelos tropeiros, os comerciantes que iam e vinham, traziam e levavam cachaças, sementes, o precioso e raro sal, vasilhames, tudo enfim que se necessitasse transportar e comercializar. A alimentação dessas pessoas era composta de produtos duráveis e secos como as carnes salgadas ou guardadas envoltas por banha de porco para melhor conservação, farinha com feijão (o famoso feijão tropeiro), sementes, brotos nativos e caças abatidas no meio do caminho. No Casa de Vó bar e restaurante, os segredos da culinária mineira são preservados no uso dos temperos naturais, das verduras e legumes sempre fresquinhos, da carne de alta qualidade e, principalmente, no carinho na hora de fazer. É por isto que todo mundo que prova a comida do Casa de Vó bar e restaurante, sempre volta.

QUEIJOS ...

Queijos Queijo frescal É o mais conhecido e consumido, principalmente por pessoas que querem perder ou manter o peso. É consumido puro, em sanduíches e com doces, como a clássica combinação com goiabada (Romeu e Julieta). Trata-se de um queijo delicado, de massa crua e que deve ser consumido até 10 dias depois de fabricado, já que sua produção envolve muita manipulação e tem elevado teor de umidade. Fabricado no sul de Minas e na Zona da Mata mineira. Queijo-de-minas do tipo padrão É firme com casca amarelada, massa interna branco-creme, buracos irregulares, sabor pronunciado e levemente ácido. Pode ser guardado sem perder as características por até 90 dias, desde que mantido sob refrigeração. Retire da geladeira de 15 a 20 minutos antes de servir para que o queijo recupere a consistência e sabor originais. Queijo meia-cura Também chamado de semicurado, é um queijo com características entre o queijo-de-minas padrão e o queijo prato. Seu tempo de cura é maior do que o minas padrão e varia de acordo com o fabricante. Sua massa é macia, amarelada e contém maior teor de gordura. NO Casa de vó bar e restaurante ,você encontra o melhor queijo Minas, feito por pequenos produtores rurais que ainda seguem as antigas receitas e mantém uma tradição de sabor e qualidade. Características É o queijo mais consumido em nosso país, seja pela facilidade em produzi-lo, seja pela vasta distribuição no mercado, sem falar no seu sabor que agrada ao paladar dos brasileiros. As variedades de queijo das diferentes regiões queijeiras de Minas Gerais distinguem-se umas das outras. O leite é diferente em razão do clima, do solo, da raça e da alimentação das vacas que dá a identidade para cada queijo.
E como bons mineiros não podia faltar , o mais tradicional acompanhamento... a deliciosa goiabada em geleia ou a típica goiabada cascão.

TORRESMO

O torresmo é uma preparação culinária feita de toucinho cortado em pequenos pedaços e frito até ficar crocante. No Brasil, é uma contribuição da culinária
portuguesa, com alguns retoques dos temperos trazidos pelos escravos da África. Antigamente, era só uma maneira de se obter a banha de porco (gordura utilizada na culinária), mas na Bahia colonial, os escravos passaram a consumí-lo diretamente. O torresmo passou a ser utilizado em larga escala como um delicioso petiscoassociado à comida mineira, sendo apreciado acompanhado de um aperitivo -aguardente - e utilizado também na feijoada e no feijão tropeiro. Pode acompanhar também qualquer bebida por se tratar de um excelente tira-gosto. No Casa de vó bar e restaurante, o torresmo sequinho e crocante você saboreia todos os dias e neste feriadão, pode apostar que ele vai estar no capricho acompanhado de música ao vivo e da cerveja mais gelada.

CASA DE VÓ

Casa de vó bar e restaurante, foi fundada em janeiro de 2011, período de férias onde há uma grande concentração de turistas de diversas regiões do país e até mesmo do exterior, visitando a cidade de Tiradentes/MG.
A idéia foi aliar o ambiente histórico à modernidade, sem deixar de lado o jeito mineiro de ser acolhedor. A empresa foi desenhada com embasamento no conhecimento de suas sócias, sendo duas delas chefes de cozinha por formação, uma nutricionista e outras duas com larga experiência em administração de empresas com foco em turismo. Está localizado no centro histórico da cidade de Tiradentes, em ponto estratégico, com vista privilegiada para a Serra de São José, patrimônio histórico e cultural do País. O Casa de Vó , funciona de segunda a domingo de 11 ás 02:00h, com programações diferenciadas.